O texugo olhou para o monge e para o templo e disse: “Vamos fazer uma aposta. Quem conseguir afastar aquele homem do templo fará do lugar a sua casa. Já faz muitos anos que peregrinos e viajantes não vêm até aqui. Será um lugar muito melhor para morar do que a toca de uma raposa ou de um texugo.
A raposa sorriu com seus dentes afiados e piscou seus olhos verdes, balançou a cauda e olhou colina abaixo para o templo e o monge. Então, voltou-se para o texugo e disse: “Muito bem. Eu aposto”.

(trecho extraído do livro Sandman – Os Caçadores de Sonhos, de Neil Gaiman, tradução Ederli Fortunato – 2005)

Inspirado no livro “Os Caçadores de Sonhos” de Neil Gaiman, com estudos da mitologia japonesa, fonte de inspiração e reflexão para o desenvolvimento cênico, transcorrido num universo em que criaturas mitológicas e lendárias viviam entre os humanos.

Um texugo e uma raposa cobiçam a moradia de um monge. A raposa aposta que levará o humilde monge perder a guarda de seu templo. Porém, acaba apaixonando-se por ele. Um maldoso senhor, que domina as artes da magia demoníaca, cobiça a força interior do monge e a quer roubar para si a qualquer custo. A maga dos sonhos se vê em favor de um amor que nunca deveria ter acontecido.

Ficha Técnica

Direção: Emilie Sugai
Elenco: Emilie Sugai (Raposa), Dorothy Lenner (Maga dos Sonhos), Cicero Mendes (Senhor do Mal), Rodrigo Ramos (Texugo e Corvo Poeta) e Pedro Penuela (Monge)
Assistente de palco: Cicero Mendes
Figurinos: Telumi Hellen
Adereços: Viviane Ramos
Iluminação: André Boll
Operação de luz na circulação pelas cidades: Oswaldo Gazotti
Música Albicocole: Silvio D’amico
Edição da trilha sonora: Marcos Scheffel
Colaboração na pesquisa musical: Chico Coelho
Operação de som: Ivan Fagundes
Fotos: João Caldas
Pesquisa da Narrativa Musical: Cia. de Teatro C.P.A. (Corpo, Postura,Ação) de São Matheus-SP
Composição dos versos e rimas, intérpretes: FL e Mascot Par RAP
Coordenação Executiva Intercâmbio nas Comunidades: Ameir de Paula Barbosa
Produção: Núcleo TABI
Apoio para ensaios: Associação Japonesa da Província de Tochigi do Brasil

Duração: 50 minutos
Espetáculo para todas as idades

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2012.