A partir de 1º de novembro, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo (CPT_SESC) em um cenário místico e poético recebeu a estreia do espetáculo de teatro-dança “O Poço da Mulher-Falcão“. A temporada se estendeu até 14 de dezembro de 2023, às quartas e quintas-feiras, às 20, e feriados, às 18h, no Sesc Consolação.

Em segunda temporada em 2024, de 17 de Janeiro a 29 de Fevereiro, às quartas e quintas às 20h. Exceto dia 25/01 às 18h. Dia 14/02, quarta-feira de cinzas, não haverá espetáculo.

A montagem é inspirada na obra “At the Hawk’s Well”, do poeta e dramaturgo irlandês, William Butler Yeats. Com direção e dramaturgia de Emilie Sugai e Fabio Mazzoni, participação do performer Toshi Tanaka e figurinos de Telumi Hellen, a peça aborda a eterna busca da natureza humana pela transcendência e a procura pelo inacessível.

Três personagens principais compõem a ação dramática original: a guardiã do poço, que ora se transmuta em Mulher-Falcão, ora se manifesta como a feiticeira da floresta; o velho homem que, há cinquenta anos, vive ao lado do poço, com o desejo de encontrar a sabedoria interior divina e alcançar a imortalidade; e o jovem Cuchullain, herói da mitologia celta, que subitamente surge em cena, ávido por beber da mesma fonte milagrosa. No entanto, esse local é protegido pela enigmática guardiã, que se transmuta em um falcão, e dança de forma mágica, movendo-se como uma ave de rapina bela e ousada.

A dança é o “instinto de vida”, que aspira em reencontrar a unidade entre o corpo e a alma, numa busca pela libertação alcançada no êxtase. De acordo com os xamãs, é pela dança que se consuma a ascensão para o mundo dos espíritos. Com seus movimentos mágicos, a Mulher-Falcão revela seus poderes sobrenaturais, trazendo o velho e o jovem para a realidade da vida terrena. Yeats exprime, pelo poder de sedução da dança, a necessidade do homem de livrar-se do perecível. O falcão é a perseguição do abstrato, o jovem é a natureza contraditória do sacrifício e o velho, a amargura, solidão e egoísmo.

Além dos personagens da peça, a encenação dá vida a ‘seres imaginários’, numa referência à obra “O Livro dos Seres Imaginários”, de Jorge Luis Borges, desempenhando um papel central na representação da conexão entre corpo e alma, e que emergem da escuridão, ligando-se às histórias pessoais dos artistas, e evocando mestres e ancestrais. A narrativa é conduzida por uma coreografia que busca conectar o corpo individual ao coletivo, com influências do Suriashi japonês (deslizar com os pés) para trazer o mundo poético do corpo performativo, e uma aproximação com o butô pelo aspecto da leveza e do luminoso.

Com poucos elementos cênicos, a produção concentra-se na força do corpo, na sonoridade das vozes e em uma trilha sonora envolvente. O espaço é vazio, em um ambiente de pouca luz, onde sons de pássaros ecoam, e uma atmosfera de obscuridade e magia se desvela. Esta ausência de cenário, inspirada pelo minimalismo do Teatro Nô japonês, reflete a busca de Yeats por uma simplicidade que pudesse expressar a harmoniosa síntese de ideias, sentimentos e imagens.

Por outro lado, o figurino, apesar de parecer disforme à luz, ganha sentido quando explorado o conceito de sombra e luz, tornando-se um elemento estético, inspirado por artistas como Bosch e Caravaggio.

‘O Poço da Mulher-Falcão’ é o resultado desse experimento, uma obra que transcende fronteiras culturais, unindo de maneira única a tradição oriental com a interpretação ocidental.

O espetáculo é uma celebração da dança, conduzida por Emilie Sugai, expoente da dança butô no Brasil e enaltecida pela participação do performer Toshi Tanaka. Além disso, é marcada pelo trabalho de encenação concebido pelo diretor Fabio Mazzoni, inspirado pela forma de dirigir do encenador Antunes Filho, que o influenciou em sua formação durante a trajetória no CPT. Mazzoni cria imagens poéticas a partir dos elementos cênicos e objetos do próprio cenário, como o uso dos “panelões” de luz, que se integram perfeitamente à performance dos atores e atrizes, conferindo dinamismo à narrativa dramatúrgica e convidando o público a mergulhar no universo lúdico proposto pela interpretação e encenação.

 

Residência Artística e sua contribuição para o espetáculo

A montagem é o resultado de uma série de experimentações e vivências envolvendo técnicas corporais, vocais, direção cênica, iluminação, performance, e a elaboração de figurinos e adereços. Todas essas atividades foram conduzidas durante a Residência Artística, no CPT_SESC, sob a orientação de Emilie Sugai, Fabio Mazzoni, Sandra-X e Telumi Hellen, culminando na criação deste espetáculo de teatro-dança, “O Poço da Mulher-Falcão”, inspirado na atmosfera do Nô.

Ao longo de dois meses, 30 residentes participaram, divididos em quatro núcleos (interpretação e performance, direção coreográfica e cênica, iluminação, figurinos e objetos cênicos). Do grupo, dez foram selecionados para integrar o elenco, que conta com mais um assistente de figurino, um assistente de iluminação e operadora de luz, e um assistente de direção, totalizando treze pessoas.

 

Sinopse:

O Poço da Mulher-Falcão, do poeta, dramaturgo e místico irlandês William Butler Yeats, com montagem de Emilie Sugai e Fabio Mazzoni, participação do performer Toshi Tanaka e figurinos de Telumi Hellen. Aborda a eterna busca da natureza humana pela imortalidade e a procura pelo inacessível. No enredo da peça, um velho homem e um jovem herói da mitologia celta querem beber a água que brota de um poço encantado, com intuito de encontrar a sabedoria interior divina e alcançar a imortalidade. Mas o local é protegido por uma guardiã, que, possuída por um falcão, dança de forma mágica, movendo-se como uma ave de rapina bela e ousada, frustrando o desejo dos homens.

 

Ficha Técnica:

 O Poço da Mulher-Falcão

Inspirado na obra “At the Hawk’s Well”, de William Butler Yeats

 

Idealização, Concepção Geral, Direção e Dramaturgia:

Emilie Sugai e Fabio Mazzoni

Coreografia: Emilie Sugai

Desenho de Luz e Sonoplastia: Fabio Mazzoni

Figurinos: Telumi Hellen

Preparação Vocal: Sandra-X

Assistente de Direção: Guilherme Marin

Assistente de Iluminação/Operação de Luz: Mafe Wagapoff

Assistente de Figurinos: Luciana Colucci

Elenco:
Diego Brito
Driélly Moyanno
Duda Esteves
Emilie Sugai (Mulher-Falcão)
Emily Kimura
Jon Marquez
Lenise Oliveira
Lucas Sabatini
Natália Ueda
Suellen Leal
Thiago Sgambato

Participação especial: Toshi Tanaka (Velho)

Produção: ABX Produções

Realização: Sesc São Paulo

 

Serviço:

Espetáculo de teatro-dança: “O Poço da Mulher-Falcão”

Inspirado na obra “At the Hawk’s Well”, de William Butler Yeats

Idealização, Concepção Geral, Direção e Dramaturgia, de Emilie Sugai e Fabio Mazzoni

Temporada: 1º de novembro a 14 de dezembro de 2023.

Quartas e quintas, 20h. Feriados, 2 e 15 de novembro, 18h.

Segunda temporada: 17 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024.

Quartas e quintas, 20h. Exceto 25/01 às 18h. Dia 14/02 não haverá espetáculo.

Espaço CPT_SESC (60 lugares)

Duração: 50 min.

Classificação indicativa: 12 anos

Valor dos ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia entrada) e R$12 (credencial plena)

Vendas online no portal e no Aplicativo Credencial Sesc SP, e presencialmente, mas bilheterias das Unidades do Sesc.