Elogio da Sombra
Exibição do filmensaio “Elogio da Sombra” no Festival Curta Cinema, dentro da Competição Nacional # 2, nos próximos dias 02 e 03 de novembro de 2017 na Cinemateca do MAM e Cine Odeon, respectivamente.
É a primeira a exibição pública no Brasil após o Festival de Oberhausen (Alemanha).
ELOGIO DA SOMBRA
Introdução
Elogio da Sombra (2016), é filmensaio de curta-metragem ( 13 minutos) que compõe uma trilogia de Joel Pizzini, precedida por Elogio da Luz (2004) e Elogio da Graça,(2011) e que desta vez aborda o universo da dança butô, através de uma trama experimental protagonizada por Emilie Sugai, com a participação evocativa de Kazuo Ohno. Trata-se de um mergulho no imaginário nipo-brasileiro através da interface entre dança e cinema num arranjo poético de luzes, sombras, formas, gestos, sons e extáticos (com x mesmo….) movimentos.
Rodado em Mogi das Cruzes (SP) e pantanal sul-matogrossense, o filme tem como locação principal as ruínas de uma antiga fábrica de chá, construída no interior de São Paulo nos anos 40 por um arquiteto japonês sob forma de um templo oriental. A fotografia é assinada por Gianni Toyota com imagens adicionais de Mário Carneiro (mestre do Cinema Novo), Edson Audi e Maurício Copetti. A produção é de Sérgio Pedrosa e Joel Pizzini, autor da montagem em parceria com Clarice Saliby. Integram a e equipe também, Damião Lopes, mixador e editor de som, Jorge Effi, montador-assistente e co-editor de som, além de Sofia Marques, assistente de direção e produção do filme.
Sinopse
Uma dançarina se move serenamente dentro de uma velho Casarão japones no interior do Brasil. Ela evoca o fantasma do mestre de Butôh, (Kazuo Ohno) enquanto se envolve com as sombras e memórias daquele lugar misterioso.